




Desde ontem, 28 de Janeiro, a chuva inunda as ruas e estradas da região sul do estado. Estamos presenciando uma tragédia urbana. Casas tomadas pela água... ruas alagadas e com correnteza assustadora. Acidentes de trânsito. Chegando a casos mais dramáticos.
Neste momento muitos de nossos conterrâneos tentam recuperar seus bens materiais.. Vidas se perderam nesta demonstração de força da natureza...onde a água inunda ruas e casas..afinal não deixamos outra alternativa.. edificamos....asfaltamos nossas ruas....destruímos a vegetação.....e agora só nos resta observamos o produto de nossa obra.
Em Capão do Leão, cerca de 30 pessoas estão sobre os telhados de suas casas aguardando socorro. A Marinha deverá resgata-los com o auxílio de um helicóptero. Uma criança que havia desaparecido ao cair de um bote durante o resgate no município, foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira. O corpo de Gustavo Medeiros Matias, de um ano e quatro meses, conforme identificação feita pela Brigada Militar, foi levado pelas águas da enchente no município e acabou encontrado preso a uma cerca no quintal de uma casa.
Em São Lourenço, o rio que corta a cidade transbordou na manhã desta quinta-feira (29), e a água invadiu dezenas de casas localizadas nas proximidades. Em algumas delas a água estava no nível das janelas. Caminhões faziam o transporte das pessoas, que seriam instaladas provisoriamente em salões paroquiais e em um ginásio. Além da cheia, diversas árvores caíram na cidade e ao menos uma ponte estava submersa. A prefeitura fazia na manhã de hoje um levantamento para apurar o número de moradores afetados.
Equipes da América Latina Logística (ALL) e mergulhadores contratados pela empresa, estão entre Canguçu e Pelotas, em um trecho ferroviário, onde, por volta da 1h desta madrugada, um de seus trens descarrilou. A composição, com 62 vagões vazios, saiu dos trilhos devido as fortes chuvas que atingem a região sul do Estado. O condutor fazia o trajeto Rio Grande-Santa Maria.